Sucesso:

Parabéns. Seus dados foram enviados com sucesso. Estaremos respondendo em breve.

Obrigado!

X FECHAR
Aviso:

Opsss. Para enviar é preciso preencher todos os campos!

X FECHAR
Erro:

Opsss. Não foi possível processar sua requisição

X FECHAR
Como é bom ter amigos
Como é bom ter amigos

Você já parou para pensar como seria a nossa vida sem os amigos? Vivemos sempre rodeados de pessoas, mas nem sempre podemos dizer que todas são nossas amigas. Normalmente procuramos alguém que seja parecido conosco, ou seja, tenha os mesmos gostos. No entanto dizer que temos um ou dois melhores amigos e incentivar as crianças a pensar assim, acho um exagero.

 Em sala de aula procuro mostrar para meus alunos a importância de conservar as amizades e de fazer mais, conquistando através de nossa forma de agir; mas nossos melhores amigos estão dentro de nossas casas, pois são nossos PAIS. Isso mesmo, quem melhor que eles para nos conhecer, entender e aceitar nossa maneira de ser do que nossos Pais.

         Enquanto crianças e através das relações existentes dentro da sala de aula as crianças começam a perceber que nem sempre a nossa vontade prevalece, pois dentro da sala há muitas cabeças pensantes, mas é aqui que começamos a perceber as diferenças e que aprendemos que por vezes devemos ceder às vontades do meu amigo. É na escola também que aprendo que as regras foram feitas para serem cumpridas e não burladas, que tenho que esperar minha vez para falar, que nem sempre eu sei a resposta certa e que o meu amigo pode ser o primeiro da fila.

         Os pais podem e devem auxiliar neste processo de construção, mostrando aos filhos, quando estão realizando um jogo, que ganhar não é o mais importante e sim participar do jogo. Convidar os amigos para frequentar nossas casas também pode ser uma alternativa viável para perceber quais questões ainda não foram compreendidas pelo meu filho.

         Enfim, educar os filhos exige muita paciência, atenção, observação e muito tempo disponível, desta forma haverá realmente uma contribuição para as mudanças de atitudes necessárias na vida das crianças antes da formação de sua personalidade.

         A responsabilidade na formação do caráter das crianças é fundamental para que os futuros adultos estejam preparados para um mundo que muitas vezes puxa o tapete. Com a formação necessária, estes adultos levantarão e continuarão o curso normal, mostrando que a base que tiveram os deixou bem preparados.

Professora Patrícia Marafon Bogoni