Sucesso:

Parabéns. Seus dados foram enviados com sucesso. Estaremos respondendo em breve.

Obrigado!

X FECHAR
Aviso:

Opsss. Para enviar é preciso preencher todos os campos!

X FECHAR
Erro:

Opsss. Não foi possível processar sua requisição

X FECHAR
Reconhecer-se traz conhecimento
Reconhecer-se traz conhecimento

Você já pensou como podemos viver melhor se nos conhecermos e se conhecermos os outros?

Esta sem dúvida nenhuma seria uma fase mais tranquila de nossas vidas, pois a empatia, se colocar no lugar do outro, deixaria de ser um exercício e passaria a ser uma prática. No entanto isso ainda é uma utopia, pois a meu ver as pessoas estão ligando o piloto automático e deixando que as coisas aconteçam sem ter a percepção do outro.

Pare para pensar quantas vezes você já passou por cima de alguém sem nem ao menos ter percebido? Está na hora de olhar ao nosso redor e ver que temos pessoas que podem estar sentido as mesmas coisas que nós e não expressam na mesma forma que nós.

Na escola esta situação é nítida e nos mostra o que cada um tem dentro de si; podemos chamar isso de bagagens que muitas vezes são pesadas; já outras bem leves. Estas bagagens são as experiências que trazemos e vamos compartilhando ao longo de nossa vida. As experiências nem sempre são tão boas, mas servem para nos ensinar que a vida é cheia de percalços e obstáculos e que após superarmos cada um, saímos mais fortalecidos para as próximas batalhas que certamente virão.

As batalhas que a vida trava conosco, devem ser observadas e dadas a devida importância. Cada faixa etária apresenta algum tipo de dificuldade, seja ela em uma pequena proporção ou em grande proporção. Uma prova ou um trabalho de escola, pode sim causar um trauma nas crianças ou nos adolescentes, mas cabe aos pais, dar o devido apoio e a devida atenção aos filhos para que com o próprio esforço, superem as barreiras e desta forma sintam-se seguros para as próximas vezes.

O professor também exerce um papel importante neste sentido, pois é ele que dá todas as coordenadas para que os alunos fiquem tranquilos e assim, consigam realizar as atividades com êxito.

Fica notório que o trabalho é de todos e as conquistas também, mas nenhuma das partes pode falhar.

E você já havia pensado em tudo isso? Não menospreze a dificuldade e os problemas dos outros, para ele este é sempre maior que o seu.

Professora Patrícia Marafon Bogoni